domingo, 22 de fevereiro de 2009

A NOSSA PRAIA DO LARANJAL...

A praia do Laranjal esta situada a dez minutos do centro da cidade. Com seus balneários Santo Antônio e Valverde, é banhada pela Lagoa dos Patos.

O povoamento da cidade se originou em 1763, quando muitos habitantes da vila de Rio Grande, fugindo da invasão espanhola ocorrida na época, buscaram refúgio nas terras pertencentes a Thomaz Luiz Osório, que se localizava às margens da Laguna dos Patos – hoje Balneário do Laranjal.

O Laranjal teria esse nome porque, durante certa época, a família que era proprietária de toda a sua área, e que mais tarde a transformou em diversos loteamentos, teria tentado implantar um laranjal ali. Com isso, ficou o hábito de dizer "lá no Laranjal dos Assunção". No entanto, não há nada que prove essa hipótese.
A extensão da orla é de aproximadamente 2 km, o que possibilita a prática de diversos esportes. Tanto esportes aquáticos quanto esportes praticados na areia e calçadão.

A praia do Laranjal também dá o sustento de várias famílias com a pesca.

Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Praia_do_Laranjal"
Imagens: internet e site da Prefeitura Municipal de Pelotas

2 comentários:

Anônimo disse...

Recém agora vi esta página, por isso estou tão "atrasada" no meu comentário.
São fotos muito lindas! Que cidade maravilhosa é Pelotas e eu não sabia. Resido há muitos anos em Sao Paulo (capital e interior) e tenho muitas e muitas saudades desta querida cidade, minha terra natal!
Que seja valorizada como merece é o que desejo a Pelotas e o governo do RS possa dar-lhe mais atenção e também a linda metade sul do nosso Estado!

Anônimo disse...

não seja politico,quem escreveu que Pelotas tem apenas dois balneários, é que tal peça nunca andou ao seu redor,por isso não conhece o balneário dos prazeres!que piada....