domingo, 3 de janeiro de 2010

A Cidade de Pelotas - Apogeu e Crise (Parte I)


Foto: http://imagenshistoricas.blogspot.com/2009/11/fotos-antigas-de-pelotas.html
Texto: Mário Osório Magalhães
Obra: Livro Oficial do Centenário do Esporte Clube Pelotas - 100 anos

Mesmo que não se queira  recuar demais no tempo, quando se trata da origem da cidade sempre é preciso repetir que tudo começou, de fato, com a fundação de uma charqueada, em 1779. Nesse momento Pelotas ainda não existe, é apenas um distrito do município de Rio Grande, que vila desde 1747, haverá de dar origem, desmembrando-se administrativamente, a todos os atuais municípios da região sul do Estado.

Retirante da terrível seca que dois anos antes assolou o Ceará (que fornecia ao Brasil quase toda a carne em conserva, através de sua secagem ao sol), um cidadão português estabeleceu nessa data a primeira charqueada sul-riograndense, também a nossa primeira unidade industrial, no interior da Vila do Rio Grande; mais precisamente, às margens do já denominado arroio Pelotas.



Há muito tempo era o território rio-grandense o maior repositório de rebanho bovino no Brasil: desde que os jesuítas foram expulsos pelos bandeirantes, em 1641. Desfeitas as  primeiras reduções indígenas, ficaram espalhadas, a multiplicar-se por este território e pelo atual território  uruguaio, milhares e milhares de cabeças de gado. Surgiram como era natural, as primeiras estâncias, enormes sesmarias que eram concedidas gratuitamente de preferência aos militares, mas de modo geral aos indivíduos que demonstrassem capacidade para defender suas terras.

Continua...

2 comentários:

nona disse...

No conheça pelotas,fico pensando:

Não seria melhor,a prefeitura primeiro cuidar dos problemas serios que por ai estão?

Eis a que me refgiro:
A dengue anda em alta,mas caminhando pelo centro desta princesa,hoje,senti vergonha de ver o chafariz do calçadão com agua parada,suja e com um cheiro de sufocar;

so não sei como as pessoas se animam a parar por ali e ainda saborearem um doce ou um gelado!
desculpem o desabafo,mas a dengue anda ai, gente, que tal a prefeitura olhar um pouco este lado serio da questão

obrigada pela atenção

humildemente desejo que este artigo possa tocar alguem de perto

Plenitude do Ser disse...

Oi... obrigada pelo comentário. Concordo plenamente, e não só neste ponto, pois há muito o que ser feito para melhorar na nossa cidade. Pelotas precisa ser mais cuidada pelos seus governantes e moradores. Eu como uma simples pelotense que é apaixonada pela cidade, procuro fazer a minha parte, dentro do meu alcance como moradora daqui,mas sei que sempre podemos nos superar e ajudar mais... e uma das formas é como vc fez, falando,requisitando. E quem sabe até nos unindo mais?

Abraços