Antônio José Gonçalves Chaves, nascido em 1781 na Comarca de Chaves (nome que incorporou ao chegar no país), chegou ao Brasil em 1805.
Filho de Manuel José de Moraes e de Izabel Maria Gonçalves, foi casado com Maria do Carmo Secco e pai de Antônio José Gonçalves Chaves Filho.
Foi político, escritor, empresário e fazendeiro.
Em 1820 hospedou em sua propriedade o viajante francês Auguste de Saint- Hilaire, que era botânico e naturalista.
A Charqueada está localizada às margens do Arroio Pelotas, e é um dos lugares mais bonitos do Rio Grande do Sul.
A casa guarda uma parte da história do Rio Grande do Sul e foi comprada por Rafael Dias Mazza, em 1952, como presente para sua esposa Nóris Moreira Mazza.
Hoje em dia, é aberta à visitação turística guiada, na parte interna e externa, podendo fazer passeio de barco ou a cavalo, e desfrutar de almoço típico (carreteiro de charque e feijoada) para grupos previamente agendados. Possui amplo espaço para eventos, churrasqueiras, quadras de vôlei e futebol.
A casa ficou conhecida em todo Brasil pelo seu belo cenário exibido na minissérie "A Casa das Sete Mulheres" na Rede Globo, em 2003.
A minissérie baseou-se no romance de mesmo nome, da gaúcha Letícia Wierzchowski, lançado em abril de 2002 e com mais de 30 mil exemplares vendidos na época da minissérie.
A minissérie trazia a história uma personagem real chamada Manuela, vivida pela atriz Camila Morgado.Manuela costumava ser apontada nas ruas de Pelotas, como a noiva de Giuseppe Garibaldi.
No romance, ambos rompem porque Manuela, não teve coragem de deixar a casa e acompanhá-lo.
Sofreu o resto da vida por isso: nunca se casou e teve uma vida solitária, enquanto seu amado viveu uma outra história de amor com a revolucionária Anita.
Conhecer a Charqueada é reviver um pouco da história da Revolução Farroupilha e dessa bela e triste história de amor entre Manuela e Garibaldi.
Texto/fonte de pesquisa: wikipédia
Fotos/fonte: internet
2 comentários:
História linda! até hoje eu revejo a minissérie, na epoca q passou tinha apenas 10 anos, agora tive a oportunidade de aconpanhar uma das mais belas minisséries q ja vi.. tudo, o cenário o ar daqueles tempos as musicas (gostei muiiiito da trilha com Adriana Mezzadri^_^) os personagens e como cada um deles se comportam =]
e gostando agora ainda mas de saber da hitória real ^^
pretendo ler o livro!
Na epoca estava com 18 anos de idade, nao acompanhava muito bem, porem hoje com 28 e ja a tres anos que estudo esta miniserie linda. Da qual me ensinou a ser gaucho e amar esta terra. Hoje tenho bandeira, recebtemente visitei a casa de Bento e estive na Charqueada Sao Joao, da qual uma enorme vontade de chorar e viver ali. Quem tiver oportunidade vá, pq vale a pena. Nao se tem palavras para descrever esta historia linda. Minha proxima viajem e passar na casa de Manuela e depois a Piratini e Caçapava. Sou extremamente separatista, mas tenho orgulho de dizer que nosso estado pertence ao Uruguai e nao a este país da qual ele faz parte hoje.
Postar um comentário